sábado, 2 de julho de 2011

BOLSA FAMÍLIA - 76% EXERCEM ALGUMA ATIVIDADE, MAS NÃO CONSEGUEM SAIR DA EXTREMA POBREZA

Dos beneficiários do bolsa família, 56% são crianças e jovens até 19 anos. Entre as pessoas em idade de trabalho incluídas no programa, 76% exercem alguma atividade, mas não conseguem sair da extrema pobreza - DIÁRIO GAUCHO, RADIO GAUCHA, 01/07/2011 09h14min

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, que nesta quinta e sexta-feira está em Porto Alegre divulgando o Plano Brasil Sem Miséria e lançado a versão gaúcha do plano, o Programa RS Mais Igual, participou nesta sexta-feira do Gaúcha Atualidade.

De acordo com ela, das pessoas que recebem o benefício do Bolsa Família em todo Brasil, 25% são analfabetas e as outras têm, em sua grande maioria, menos de quatro anos de estudo. Do total, 56% são crianças e jovens 19 anos.

— Das pessoas em idade de trabalho, 76% trabalha, e muito, mas não consegue um nível de renda suficiente para sair do nível de extrema pobreza — afirmou a ministra.

Segundo a ministra, cerca 90 mil famílias gaúchas estariam aptas a receber o benefício do bolsa família, mas ainda não foram cadastradas no programa.

RS Mais Igual quer tirar 306 mil gaúchos da extrema pobreza

Ela destacou que a intenção do programa RS Mais Igual é retirar da extrema pobreza mais de 306 mil gaúchos —que recebem até R$ 70 por mês — e assegurar a eles o direito a alimentação saudável, moradia digna, educação de qualidade, atendimento de saúde humanizado e trabalho decente.

— Não vamos só transferir renda para essas famílias, vamos ter um cadastro que nos ajude a fazer um planejamento dessas famílias. Não serão apenas um número, saberemos o nome, o endereço, como localizar esta família — disse a ministra.

O programa atuará em três frentes: transferência de renda, acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades. Também envolverá várias áreas do governo, em um trabalho integrado com a esfera federal, as prefeituras e a sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário